quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Entrevista com o Músico Ronaldo Vieira da Silva







DADOS PESSOAIS
NOME: Ronaldo Vieira da Silva
IDADE: 32 anos
PROFISSÃO:Músico


Repórter: Quantos anos você é instrutor da Banda Marcial Canhoba?
Ronaldo: Há 10 anos.


Repórter: Como foi que surgiu a oportunidade de você ser instrutor dela (a Banda)?
Ronaldo: Na época minha irmã era professora do colégio estadual São Francisco de Assis, quando a diretora, Amélia, me fez o convite, para montara a fanfarra (hoje Banda Marcial) do colégio São Francisco. Na escola não havia instrumentos, tivemos que tomar e
mprestado em Propriá. No inicio sofremos muito, a Banda tinha componentes dos povoados que viam de cavalo para poderem ensaiar. O desfile cívico dependia de Bandas Marciais de outras cidades.


Repórter: Você gosta de inovar?
Ronaldo: A música ela é infinita, nós vivemos num mundo globalizado. Música é como moda, hoje é um estilo, amanhã é outro. E eu procuro sempre está inovando. O público vai curtir muito, as melodias do momento, como: “Você Não Vale Nada – Calcinha Preta”, dentre outros sucessos.


Repórter: Neste ano tem alguma novidade? Qual?
Ronaldo: Neste ano a Banda está trazendo três grandes músicos, da cidade de Estância. Músicos que já tocaram em Bandas de sucesso como Mulheres Perdidas. Eu procuro sempre elevar o nome da cidade. É muito difícil formar uma banda aqui em Canhoba, os jovens não têm emprego fixo, muitos deles trabalham em roças. É muito gratificante você vê o empenho deles nos ensaios, então eu tento dá o melhor.


Repórter: A Banda tem quantos componentes?
Ronaldo: 83 componentes.


Repórter: Hoje sabemos que a Banda Marcial de Canhoba é conceituada em outros municípios. Você já recebeu convites para fazer apresentações este ano? Se, quais cidades?
Ronaldo: Já pra Ilhas das Flores, Propriá e em Nossa Senhora de Lourdes.


Repórter: Em nossa cidade temos três colégios, dois estaduais e um municipal. No desfile cívico, todos eles são acompanhados com uma única Banda, a que você é instrutor, você acha cansativo?
Ronaldo: Bem colocada essa pergunta, realmente é cansativo. Mas, mesmo assim há pessoas que criticam, porque só somos nós que tocamos nos três colégios. Não existe outras bandas em Canhoba, por falta de incentivo financeiro (dos governantes). Vou citar Propriá, a cidade possui 10 ou 12, não momento não me recordo quantos colégios estaduais à cidade de Propriá possui, lá Secretaria de Estado de Cultura doa os instrumentos e os membros pagam os instrutores. Já aqui só temos um colégio que toma iniciativa de tudo, o colégio Estadual Eronildes de Carvalho, é muito cansativo para uma única pessoa levar adiante um trabalho com 83 pessoas, porque eu tenho que conciliar o que estou tocando e o que vamos tocar, temos a sorte de ter Milena Gonçalves como diretora, uma pessoa que sempre está ali ajudando, incentivando, apoiando... Vou deixar uma frase: “Eu faço por amor”.


Repórter: A Banda passa ou já passou por alguma dificuldade? (Financeira... Organizacional...)
Ronaldo: Sim, passamos, melhor ainda passa, é como eu já falei na pergunta anterior é com relação aos instrumentos, a necessidade de novos instrumentos, pois o acervo da Banda está bem velhinho. O ano passado mesmo foi um ano que me emocionou muito, já que, o Estado não forneceu instrumentos e eu vi os esforços em cada membro da Banda


Repórter: Na questão do novo fardamento, o que você achou? Você acha que houve uma quebra de tradição?
Ronaldo: O novo fardamento vai dar uma clareza uma nova roupagem a banda, teremos uma visão ampla do que ou o que significa a Banda Marcial Canhoba. Foi uma ideia da diretora do colégio em mudar a cor do fardamento, como o verão está se aproximando ela preferiu colocar uma cor bem leve. To show de bola.


Repórter: Você pretende continuar a frente da Banda nos próximos anos?
Ronaldo: Essa pergunta agora é interessante. Só o destino dirá... Hoje eu estou aqui, amanhã não sei. Não vou negar que minha vontade é de querer sim, é tanto que eu tenho um sonho e um dia realizarei aqui em Canhoba, que é de montar uma banda de música.Eu sou uma pessoa que gosta de vê resultados naquilo que faço me sinto realizado. Chrystophe mesmo já fez parte da banda, e hoje é proprietário de uma, então isso me deixa muito lisonjeado.Muito obrigado, espero que nos próximos anos você esteja aqui para dá mais brilho a banda e a população de Canhoba.


Repórteres: Elvis Matheus e Ubirajara
Supervisão: Jaélython Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário