Filhos Ilustres



 Ex-Governador de Sergipe " Eronildes Ferreira de Carvalho

 Ex-Dept. "Estadual Antônio Torres Junior" de 1955-1967
 .Antônio Torres Junior nasceu em 02 de outubro de 1926, em Canhoba, Sergipe, filho de canhobenses de classe média, seus pais Antônio Torres Neto, comerciante, ( Prefeito de Canhoba- 1959 a 1963) e Dona Leonilda de Souza Torres. Estudou as primeiras letras em Canhoba, aos 15 anos de idade, estudou no Colégio Tobias Barreto em Aracaju. Formou-se em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, na faculdade de Direito em Alagoas no ano de 1954, Advogado, Professor de História e Geografia pela Universidade Federal de Alagoas, assessor jurídico da Secretaria de Estado da Educação,   Foi eleito Deputado Estadual de Sergipe, por 04 legislatura seguidas, 1955/1958>>1959/1962>>1963/1966 e 1967/1970 ( interrompido em 21/12/1967) . Fato inédito naquela época, Secretário de Estado da Justiça. Presidente  da Assembleia Legislativa  no Governo de  Luiz  Garcia em 1960. Orador carismático, homem público íntegro, honrado, inteligente, grande Tribuno. Líder do Governo Lourival Batista em 1967, seu lema da campanha era " Está sempre renovando com o povo ao  lado do povo" seu partido UDN ( União Democrática Nacional )  Migrado para a Arena.    No dia 09 de dezembro de 1949 casou-se com Gicélia Mendonça de Araújo, que passou a se chamar Gicélia de Araújo Torres, sua esposa, amiga, companheira. Mais tarde tornou-se  juíza de Direito ( o fórum da cidade de Salgado em Sergipe, leva seu nome),  teve três filhos,  Ângela Margarida Torres de Araújo,  Ângelo Maurício de Araújo Torres e Anicélia de Araújo Torres. Os amigos o consideravam um homem alegre, morava em Aracaju e passava finais de semana em Canhoba, onde amanhecia o dia com os amigos em roda de violão com seu fiel amigo Zé Rozendo. Quando não tinha violão pegava um zabumba e começava a tocar , só para ver os amigos dançando alegres nas horas vagas jogava um Bilhar para ninguém botar defeitos,  torcedor  de carteirinha, fanático do Confiança. Em época de eleição saía a cavalo com os amigos para fazer campanha política no Canhoba e nos povoados e gostava muito de Piau (peixe), todos das lagoas de Canhoba. A partir de 1968 o governador Lourival Baptista , contando com esforços do Deputado filho da terra, Torres Junior, inaugurou uma praça que leva seu nome. Lá consta na placa com esta inscrição: Aos benfeitores desta terra, pela instalação dos serviços de energia elétrica de Paulo Afonso, a gratidão dos canhobenses. Janeiro de 1968.    No dia 21 de dezembro de 1967, Canhoba, perdeu um filho ilustre na esquina da rua da frente com São Cristovão, foi alvejado com 05 disparos arma de fogo. Encerrava a carreira política deste cidadão, Bacharel em Direito, homem público, presidente da Assembleia Legislativa, Líder do Governo, uns dos maiores oradores do estado de Sergipe. Pai de família. RESTAM SÓ SAUDADES DEPT. TORRES JUNIOR, Como era chamado por seus eleitores.   Deixou seu LEGADO.

José Rozendo de Souza
Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, grande homem que contribui para a história de Canhoba,
És pai, irmão e grande amigo da sociedade, Fidelidade ao seu grande amigo:
( In memorian-Deputado Antonio Torres Junior). Seu ídolo,seu porto,
seu conselheiro e seu  IRMÃO/AMIGO. 
calaram-se a voz e violão das noites seresteiras de Canhoba.

"A história é êmula do tempo,repositório dos fatos,testemunha do passado,
exemplo do presente,advertência  do futuro."
Miguel de Cervantes

Jeovanete Vieira Torres
 Nascida em CANHOBA/SE aos 04/10/1934, Estudou o Curso Primário na Sede das Escolas Reunidas "HERMES FONTES", mais adiante Grupo Escolar "Hermes Fontes", hoje Escola Estadual "Dr. Eronides Ferreira de Carvalho".
Em 20/06/1955 ela assumiu a Cadeira de Professora Primária no Povoado Escurial, então pertencente ao município de Canhoba/SE, concedida pelo seu primo Deputado Antônio Torres Junior.
Em março de 1957, conseguiu por intermédio do mesmo Deputado a transferência para a sede do município na escola que estudou seu primário.
De 1972-1978, foi Diretora dessa mesma escola já denominada Grupo Escolar "Hermes Fontes".
Aposentou-se em 1980.
Foi Catequista da Igreja Católica e Presidente e Mãe Espiritual do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus por vários anos.


Cel. Milton dos Santos

Ex: Prefeito Teodomiro Divino  ( Doca) 

                                    Ex: Professora e Diretora  "Milena Lumena Gonçalves"
                                  


                                                        Lauro Rocha de Lima
                                                            
                                      - Professor, escritor, jornalista, advogado e membro do MAC da Academia Sergipana de Letras;Personagem importante no contexto Canhobense. Divulgador e incentivador da cultura do nosso querido Canhoba. É Dr. Laura Rocha de Lima, autor do hino municipal de Canhoba, foi peça importante na construção da rodovia que liga Canhoba à Aquidabã e contribuidor na história do município.



Pintor, Escultor e Decorador,   Olívio Mathias da Rocha,
                                           Nascido em 11/08/1892, falecido em 30/07/1976, natural de Canhoba/SE. . Ele ao lado da Escultura de São Judas Tadeu,(acervo de seu filho Marco Lessa / Mercedes Lessa. Esta escultura encontra-se no topo da Capela da Igreja São Judas Tadeu em Aracaju - Se.
                                                   acervo:  Seu filho Marco Lessa / Mercedes Lessa.



Destaque para pintura o Batizado de Jesus Cristo por São João Batista pintura encontra-se na Igreja Bom Jesus  dos Pobres em Canhoba-SE
               
                                                               acervo: Angelo Mauricio Torres



Ida de Souza Torres Santos
                                                        Primeira Presidenta e Vereadora Mulher da Câmara Municipal de Canhoba - Se no biênio 1958/1962 " Ida de Souza Torres Santos," Nasceu em Canhoba em 21/05/1932,última filha viva do Clã Antonio Torres Neto e Leonilda de Souza Torres (Beata) .


nome civil: Antonio Carlos Porto de Andrade ( Kaká Andrade)
data de nascimento: 07/03/1960
partido / UF: PDT / SE
naturalidade: Canhoba (SE)
ex-Senador
ULICES  ANDRADE 
               Ex-Deputado Estadual
partido /  UF: PDT / SE
                           Conselheiro do TCE ( Tribunal de Contas do Estado )
                           Nasceu no povoado Sítios Novos 25 de fevereiro de 1954


                                                                    
                                                                "Gontran Torres"
           Médico formado pela Universidade Federal de Sergipe em 1989, especializado em Ultrassonografia. Executa os serviços de ultrassonografias ginecológica, obstétrica, morfológica e Dopplervelocimetria.
                                                             
 
Escritora "Maria Nazareth Dória"

Escritor "Hathoga Divino"


2 comentários:

  1. Puts! Kaká de Andrade ser considerado filho ilustre; tá de brincadeira. Tantas pessoas importantes (Prof. Iunaldo, dono da Fanese etc) que poderiam está aí, e vocês colocam esse cara, que não titulação nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. Puts! Kaká de Andrade ser considerado filho ilustre; tá de brincadeira. Tantas pessoas importantes (Prof. Iunaldo, dono da Fanese etc) que poderiam está aí, e vocês colocam esse cara, que não titulação nenhuma.

    ResponderExcluir