segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ÍNDIO CATAIOBA

     Localizado na praça " Antônio Torres Junior", o Monumento ao Índio Cataioba, foi inaugurado em 19 de agosto de 2015. Presta homenagem aos povos indígenas, especialmente aqueles que habitaram a nossa região em tempos  remoto e  que foram dizimados pelos colonizadores portugueses em meados do século XVI.

    Trazendo um elemento típico do cotidiano indígena " a flecha ", o objetivo é lembrar a riqueza histórica, cultural e humana dos índios. O monumento é um patrimônio cultural da cidade, logo atrás foi plantada um Pau Brasil umas das árvores mais importantes do país.
     Os índios fugiram, mas no município ficaram suas marcas: os nomes de locais como Caiçara e Caraíbas. Nos pontos chamados de Bom Nome e Baixa do Canhoba era que habitavam os índios Cataiobas, tupis-guaranis, nômades, cuja existência sabe-se pelos seus ancestrais e pelos seus cemitérios encontrados nos territórios, com as descobertas de muitas igaçabas.
    A bandeira do município tem como simbologia o índio Cataioba, com seu instrumento de trabalho ( arpão). 
     As terras canhobenses, que se situam à margem direita do rio São Francisco ao norte do estado, descobertos pelos portugueses , em 1502, no dia 8 de outubro, daí o porque do nome, faziam parte da Capitania de Todos os Santos, que iam do Velho Chico até Itaboã, próximo a São Salvador. Com a morte de Cristovão de Barros, parte dessas terras passam a pertencer a seu filho, Antônio Cardoso de Barros. Os primeiros exploradores chegaram no final do século XVIII à lagoa do Jaguaripe, hoje lagoa de Canhoba, usando o rio São Francisco como estrada natural. Segundo pesquisadores, Canhoba quer dizer na língua Portuguesa " Folhas Escondidas ", uma planta medicinal usada largamente pelos indígenas. Uma espécie de planta com fama de miraculosa ( milagrosa ). A palavra " Canhoba " é a junção de duas outras. Segundo o tupinólogo, Theoro Sampaio, em seu Dicionário Tupi, " Can " quer dizer cânhomo, e o " oba " é o senhor da terra.
    O desaparecimento das tribos sergipanas se deu no século XIX, devido a política indianista do Império do Brasil que publicou a Lei das Terras em 1850, declarando como Domínio Público. Nesta fase foram extintos muitos aldeamentos nas províncias de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e outras regiões do Império, por critérios raciais e discriminatórios, só para apossarem dos territórios indígenas, época do descobrimento, as terras de Sergipe eram habitadas por várias tribos indígenas Além dos Tupinambás e Caetés nas terras sergipanas tinham cerca de 30 aldeias, ambas pertencentes ao grupo Tupi que tinham o tipo físico negróides.
    Apesar de muitos critérios muitas águas vão rolar e muita chuva cairá sobre o índio da praça Antônio Torres Junior. Mas o pior cego é aquele que não quer ver o peso da cultura popular. A memória do índio da praça  em Canhoba, entretanto, nos leva a um passado mais antigo.



3 comentários:

  1. Excelente trabalho de pesquisa. Existe pouquissima historia sobre os Cataiobas. Pretendo ir ate ai para conhecer pessoalmente o local onde meu avô nasceu. PArabens

    ResponderExcluir
  2. Meus avos sao de Canhobas. Minha mae era indigena. Sempre tive curiosidade de saber mais. Inclusive sobre os cangaceiros na regiao. Obrigada pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela pesquisa sou filho e neto e bisneto dos abitantes de canhoba minha bisa era filha de indígenas aí de canhoba

    ResponderExcluir