segunda-feira, 22 de abril de 2013

Assentamento "Borda da Mata"

  O Brasil é o 5° maior país do mundo, são mais de 8 milhões e 500 quilômetros quadrados de extensão territorial. É muita terra, em sua grande maioria bem produtiva e cheia de riqueza porém, muito mal cuidada e nas mãos de pouquíssima pessoas.
     Porém, quando os pequenos se organizam e somam as suas forças e começam a lutar acabam conquistando o seu espaço.


     Foi isso que aconteceu na Fazenda Borda da Mata   do município de Canhoba. Fazenda grande, porém abandonada precisando que alguém plantasse nela sobretudo o amor, amor este que Jesus nos ensinou.
     Assim, um povo começou a lutar por esta terra, sendo Luís Reis que mostrou o terreno, em meados dos anos 80, do século XX , e após uma longa caminhada, com muitas batalhas, sofrimento, juntamente com Frei Roberto Eufrásio.
      Com o pastor maior Dom José Brandão de Castro, as freiras Irmã Ermínia, Irmã Fernanda, Irmã Davina, Irmã Eliete, Irmã Gorete, Irmã Maria Odete e claro o Frei Roberto.Também Nondas, Marieta ,Nazinha, Messias e Ivonete, Neto de Itabi,Zé Martins, o MEB e o finado João de Honório.
      Era de costume  celebrar a festa  da Colheita nas comunidades, louvando e agradecendo a Deus pela colheita e este povo estava cheio de esperança para conquistar a sua terra.
       Todavia, depois deste dia 30 de Setembro de 1986, uma nova caminhada começou. Agora este povo mora nesta terra, e em alguns anos aconteceram as Santas Missões populares, onde o povo se reúne se organizam e faz uma aliança com Deus
       Em 1986 foi a primeira  missa, 1992  foi a segunda e com resultado , houve uma melhor organização e entendimento nos grupos.Em 2010, depois de 17 anos volta a ter uma Santa Missão, com o objetivo de  resgatar e fortalecer a fé   do povo da Borda da Mata.
Viva a Borda da Mata ,terra protegida por São Francisco nosso padroeiro e pelo rio São Francisco que dá nosso alimento. 
         





                                      
Antigo Casarão
                   Antigo casarão da família do ex-governador de Sergipe
                                  " Eronildes Ferreira de Carvalho "
Capela  São Francisco de Assis

Casa de Farinha
Moradora fazendo Pé de Moleque


Vista do rio São Francisco na rua do Fogo.

6 comentários:

  1. olá boa noite lindas postagens

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite gostaria de comentar que este blog é muito bonito e deixar um recado especial ao primo Angelo Torres...Aqui quem fala é a filha do seu primo Anacleto Rezende, e o mesmo está muito feliz em relembrar através de tantas fotos sua vivencia em Canhoba... E o mesmo deixa um grande abraço a você Angelo que cuida com tanto carinho de toda a sua família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a todos pelo carinho , fico muito feliz em saber que estão gostando do meu blog, Jaélython Moura

      Excluir
  3. olá, sou ALex Martins e em conversa com minha vó, a Dona Purezinha, hoje com 90 anos de idade ela confidenciou que nasceu e cresceu ai nesse povoado, eu fiquei curioso e pesquisei, encontrei seu blog, minha vó era filha de Dona Julia e Sr Guiomar, que tem como sobrenome Martins e Serra, sera quem encontro familiares hoje em dia?
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer uma pequena pesquisa e colher informações sobre sua família. contato:07998046341 ou 07988351248.

    ResponderExcluir