terça-feira, 17 de setembro de 2013

Safira Torres de Menezes: família faz homenagem





28 de Julho de 2013 ás 10:07 - Homenagem

Texto bastante emocionado fala da mãe exemplar e grande mulher

Ontem, dia 27, fez um mês que a matriarca Safira Torres de Menezes partiu e encerrou sua grande missão na terra. Seu filho, Juvenal Torres, aproveita o Portal A8 SE para enviar uma homenagem feita pela família. Para lembrar um pouco da sua bonita história, transcrevo na íntegra:
  

"Safira Santos Torres nasceu em Canhoba em 21 de abril de 1929. Filha de Juvenal da Rocha Torres e Áurea Santos Torres, casou-se com Eurípedes Teles de Menezes, passando a adotar o nome Safira Torres de Menezes. Teve uma história de vida que surpreende a todos. Muito jovem, participou de um movimento em Canhoba para impedir que tirassem o motor que gerava energia elétrica. Com o marido, enfrentou perseguição política por serem ele e seu pai comunistas, tendo-se refugiado na fazenda dos seus tios Maneca e Anita. Ele, ficou numa serra deserta, protegido apenas por uma lona, onde se encontravam clandestinamente. Nesta ocasião, o casal já tinham 5 filhos, concebendo mais uma filha. 

Mesmo tendo que cuidar dos filhos e grávida, não abandonava o grande amor da sua vida. Tendo o exército aumentado o cerco, mudaram-se para Alagoas onde ele trabalhava como vaqueiro. Foram muitas idas e vindas na clandestinidade, que durou quase oito anos. Isto lhe custou a perda do emprego. Ela deu  à luz a mais tres filhos. Seguiu-se, ainda, um período de grande dificuldade, sem condições de sustento da família. Findo este período, ele conseguiu readquirir o emprego no Horto Florestal de Ibura, onde tiveram um período de paz, segurança e conforto. Como queriam cuidar da educação dos filhos, resolveram  mudar para Aracaju, onde já possuíam uma casa no bairro 18 do forte. Na preparação para a mudança, perdeu seu amado, com 41 anos, num acidente automobilístico onde feriram-se gravemente seu pai, Jove e seu filho, Péricles.  Estava então com 38 anos, grávida, 13 filhos vivos, com idades de 3 meses a 18 anos. 

Ela se reinventou: passou a costurar, aprendeu a dirigir, forneceu marmitas, não deixou nenhum filho se afastar do lar, criou e educou todos com rigor, bravura e carinho. Na sua casa, já lotada, sempre cabia mais um, amigo ou parente. Sua mesa, mesmo quando escassa, tinha sempre um prato a mais. Soube capitalizar a ajuda de inúmeros parentes e amigos na sua jornada. Soube rechaçar, com elegância,  possíveis intromissões na sua vida pessoal e de sua família. Viveu como ninguém um verso de Djavan: “Sabe lá, o que é não ter e ter que ter pra 
dar...” Depois de formar e casar todos os filhos, seguiu educando netos e bisnetos. Nos últimos 20 anos usufruiu de tudo que plantou: Fez natação e participou de competições, viajou o mundo inteiro, acompanhou filhos em defesas de teses onde conversava com os doutores, como se fizesse parte daquele mundo. Ou talvez Deus já lhe tivesse outorgado o titulo de “Doutora Honoris Causa”. Soube calar e falar no momento certo. 

Deus lhe deu mais uma cruz: um câncer de intestino. Foi operada várias vezes, ficou na UTI do Hospital São Lucas por quatro meses, e novamente soube cativar seus anjos da guarda que aqui homenageamos através do Dr. Thiago Smith representando a equipe médica, Dra.  Carol, fisioterapeuta, Helena, técnica de enfermagem e tantos outros que não poderíamos enumerar.  O mesmo Deus que lhe deu a cruz, ajudou a carregá-la. Voltou para casa, reviu todos os amigos e parentes. Comemorou seus 84 anos, o dia das mães, voltou à sua terra natal – Canhoba. Acompanhou de cadeira de rodas a procissão do Santo Cruzeiro. Viu sua cidade com os olhos de quem ama.  Deu e recebeu carinho, afagos e beijos no convívio constante com filhos, netos e bisnetos que se revezaram em cuidados ininterruptos durante os últimos 7 meses. Foi-se despedindo de cada um e ensinando até o último dia: humildade, resignação e amor. Deus, enfim, lhe tirou a Cruz. Viu que ela havia cumprido toda a sua missão e ela seguiu em paz no dia 27 de junho de 2013. Seus filhos: João, José (Zequinha), Euripedes, Normélia , Jorge Gontran, Safira , Herminia , Juvenal , Maria Anita, Pericles, Jefferson, Áurea, Elisiário, genros,  noras,netos, bisnetos, e uma infinidade de amigos lhe rendem esta merecida homenagem."

                                                        
                                      http://www.a8se.com/
                                      

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Colégio Estadual " São Francisco de Assis "

                                                            
                              25 ANOS DEDICADOS
                                        A EDUCAÇÃO

    Os desfiles cívicos das escolas estaduais  de Canhoba, ocorreram no dia 06 de setembro de 2013, Teve início coma Escola Estadual Dr. Eronildes Ferreira de Carvalho, logo em seguida foi a vez da nossa Escola Estadual São Francisco de Assis, que este ano trabalhou com o tema: 25 anos do C.E.S.F.A. , um desfile tradicional, prestando homenagem a todos aqueles que dedicam seu amor pela educação dos alunos ( professores ). Foi com muito trabalho e compromisso  que a diretora Valéria de Vasconcelos e a secretária Iara da Conceição Andrade e Melo e toda equipe do C.E.S.F.A.  realizaram o desfile. Nossos alunos foram lembrados em tais desafios que trouxeram  títulos para o colégio.
  
                                    Olimpíadas de Matemática
              Foram eles:   Jogos da Independência
                                     Jogos da Primavera SEED/SE  e outros.
   
    Foi prestada uma singela homenagem ao professor Geraldo Chrysógono Alves ( Arte e Ensino Religioso ) , que passa por um problema de saúde.

                                       A BANDA MARCIAL DE CANHOBA-SE

      Os desfiles foram acompanhados ao som da banda Marcial de Canhoba,  que a cada ano vem inovando seus toques e  coreografias, regida pelo instrutor Ronaldo que está a frente da banda a mais de dez anos, a banda vem todos os anos com uma novidade tocando hinos e  as músicas das paradas de sucessos . Este ano não podia ser diferente a banda trouxe o coreógrafo Alexandre da cidade de Porto Real do Colégio AL,  e aluna Gléscia Maria que empolgaram o público ao som da música da cantora Anita, dentre outros sucessos e a grande novidade desse ano foi a execução do novo hino da cidade de  Canhoba.
BANDA MARCIAL DE CANHOBA-SE


COREÓGRAFO ALEXANDRE E GLÉSCIA MARIA

EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL E MUNICIPAL

 
Instrutor  Ronaldo ( camisa branca )

HISTÓRICO  DO C.E.S.F.A.

    O Colégio Estadual São Francisco de Assis , situado à avenida Gov. Eronildes Ferreira de Carvalho, no município de Canhoba, foi criado através do decreto 9.260  no dia  26/02/1988, entrando em funcionamento no dia 17/07/1988. O terreno para a construção da escola foi doado pelo Sr.  Adelson Gomes de Andrade em 06/11/1986.
     A referida escola recebeu esse nome em homenagem ao santo que era amante da natureza e que pregava a paz entre os homens , já que o município de Canhoba, estava passando por divergências políticas. Assim, a Sr. Maria Lídia de Melo, diretora da DRE 06, solicitou que a escola recebesse o nome de "São Francisco de Assis " , como símbolo de paz para o município.
     No ano de sua inauguração a escola atendia à população urbana e rural com as seguintes  modalidades de ensino: Ensino Fundamental   maior e menor  e o Ensino Médio. A escola já passou por duas reformas 1995 e 2012 essa é a única escola da rede estadual de Sergipe que tem o nome de um santo. 

                                                 EX. DIRETORES 

                                          MARÍLIA LÍDIA DE MELO
                                 AMÉLIA MARIA SANTOS SILVA 
                         MARIA DA CONCEIÇÃO SOARES MARINHO
                                         MARIA JIZÉLIA DOS SANTOS
                                          IARA PORTO DA SILVA
                                           GILZA ALVES NUNES

                                                         DIRETORA ATUAL 

                                          VALÉRIA DE VASCONCELOS
                                                         
                                                          SECRETÁRIA 

                               IARA DA CONCEIÇÃO ANDRADE DE MELO