.Antônio Torres Junior nasceu em 02 de outubro de 1926, em Canhoba, Sergipe, filho de canhobenses de classe média, seus pais Antônio Torres Neto, comerciante, ( Prefeito de Canhoba- 1959 a 1963) e Dona Leonilda de Souza Torres. Estudou as primeiras letras em Canhoba, aos 15 anos de idade, estudou no Colégio Tobias Barreto em Aracaju. Formou-se em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, na faculdade de Direito em Alagoas no ano de 1954, Advogado, Professor de História e Geografia pela Universidade Federal de Alagoas, assessor jurídico da Secretaria de Estado da Educação, Foi eleito Deputado Estadual de Sergipe, por 04 legislatura seguidas, 1955/1958>>1959/1962>>1963/1966 e 1967/1970 ( interrompido em 21/12/1967) . Fato inédito naquela época, Secretário de Estado da Justiça. Presidente da Assembleia Legislativa no Governo de Luiz Garcia em 1960. Orador carismático, homem público íntegro, honrado, inteligente, grande Tribuno. Líder do Governo Lourival Batista em 1967, seu lema da campanha era " Está sempre renovando com o povo ao lado do povo" seu partido UDN ( União Democrática Nacional ) Migrado para a Arena. No dia 09 de dezembro de 1949 casou-se com Gicélia Mendonça de Araújo, que passou a se chamar Gicélia de Araújo Torres, sua esposa, amiga, companheira. Mais tarde tornou-se juíza de Direito ( o fórum da cidade de Salgado em Sergipe, leva seu nome), teve três filhos, Ângela Margarida Torres de Araújo, Ângelo Maurício de Araújo Torres e Anicélia de Araújo Torres. Os amigos o consideravam um homem alegre, morava em Aracaju e passava finais de semana em Canhoba, onde amanhecia o dia com os amigos em roda de violão com seu fiel amigo Zé Rozendo. Quando não tinha violão pegava um zabumba e começava a tocar , só para ver os amigos dançando alegres nas horas vagas jogava um Bilhar para ninguém botar defeitos, torcedor de carteirinha, fanático do Confiança. Em época de eleição saía a cavalo com os amigos para fazer campanha política no Canhoba e nos povoados e gostava muito de Piau (peixe), todos das lagoas de Canhoba. A partir de 1968 o governador Lourival Baptista , contando com esforços do Deputado filho da terra, Torres Junior, inaugurou uma praça que leva seu nome. Lá consta na placa com esta inscrição: Aos benfeitores desta terra, pela instalação dos serviços de energia elétrica de Paulo Afonso, a gratidão dos canhobenses. Janeiro de 1968. No dia 21 de dezembro de 1967, Canhoba, perdeu um filho ilustre na esquina da rua da frente com São Cristovão, foi alvejado com 05 disparos arma de fogo. Encerrava a carreira política deste cidadão, Bacharel em Direito, homem público, presidente da Assembleia Legislativa, Líder do Governo, uns dos maiores oradores do estado de Sergipe. Pai de família. RESTAM SÓ SAUDADES DEPT. TORRES JUNIOR, Como era chamado por seus eleitores. Deixou seu LEGADO.
José Rozendo de Souza
Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, grande homem que contribui para a história de Canhoba,
És pai, irmão e grande amigo da sociedade, Fidelidade ao seu grande amigo:
( In memorian-Deputado Antonio Torres Junior). Seu ídolo,seu porto,
seu conselheiro e seu IRMÃO/AMIGO.
calaram-se a voz e violão das noites seresteiras de Canhoba.
"A história é êmula do tempo,repositório dos fatos,testemunha do passado,
exemplo do presente,advertência do futuro."
Miguel de Cervantes
Jeovanete Vieira Torres |
Em 20/06/1955 ela assumiu a Cadeira de Professora Primária no Povoado Escurial, então pertencente ao município de Canhoba/SE, concedida pelo seu primo Deputado Antônio Torres Junior.
Em março de 1957, conseguiu por intermédio do mesmo Deputado a transferência para a sede do município na escola que estudou seu primário.
De 1972-1978, foi Diretora dessa mesma escola já denominada Grupo Escolar "Hermes Fontes".
Aposentou-se em 1980.
Foi Catequista da Igreja Católica e Presidente e Mãe Espiritual do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus por vários anos.
Cel. Milton dos Santos
Ex: Prefeito Teodomiro Divino ( Doca)
Milena Lumena Gonçalves, nascida em São Paulo no dia 29 de março de 1977, nome escolhido por sua mãe, devido a uma graça alcançada pela Santa Filomena.
Alguns anos depois, veio morar em Aracaju, onde passou metade da sua vida. No ano de 1994, nasce a sua primeira filha, nos auge dos seus 17 anos, ainda estudando no ensino médio na Escola Americano Batista e que com a ajuda e insistência dos seus pais para obter um diploma, concluiu o curso de Pedagogia na faculdade PIOX, assim começando a sua vida profissional.
Trabalhou alguns anos em Escolas particulares, onde adquiriu experiência e grandes ideais, levando-as para o povoado de Sítios Novos, onde passou em seu primeiro concurso para professora. Desde então, começou a construir a sua vida na cidade de Canhoba, ao lado do seu Pai e irmão, e alguns anos depois conheceu seu marido e teve sua segunda filha.
Durante alguns anos, trabalhou na Escola Eronides de Carvalho, como Diretora, época em que as pessoas da cidade começaram a conhecê-la. Se dedicou aos jovens da escola pública, ajudando e fazendo a diferença com seu carinho e amor, fazendo melhorias na escola e vários eventos comemorativos, seu maior ponto forte. Dentre um deles, foi a volta da Banda Marcial Eronides de Carvalho, que após a sua partida mudaram o nome para Banda de Fanfarra Milena Lumena Gonçalves (MLG) em sua homenagem.
Partida essa, que aconteceu no ano de 2014, onde a saudade e dor caminham juntos no luto vivido não só pela família, mas sim, por várias pessoas que amavam e admiravam, mesmo todos sabendo que ela cumpriu a sua missão aqui na terra através de sua passagem breve, onde ela será sempre lembrada com muito amor.
- Professor, escritor, jornalista, advogado e membro do MAC da Academia Sergipana de Letras;Personagem importante no contexto Canhobense. Divulgador e incentivador da cultura do nosso querido Canhoba. É Dr. Laura Rocha de Lima, autor do hino municipal de Canhoba, foi peça importante na construção da rodovia que liga Canhoba à Aquidabã e contribuidor na história do município.
Pintor, Escultor e Decorador, Olívio Mathias da Rocha, |
acervo: Seu filho Marco Lessa / Mercedes Lessa.
Destaque
para pintura o Batizado de Jesus Cristo por São João Batista pintura
encontra-se na Igreja Bom Jesus dos Pobres em Canhoba-SE |
Ida de Souza Torres Santos |
nome civil: Antonio Carlos Porto de Andrade ( Kaká Andrade) data de nascimento: 07/03/1960 partido / UF: PDT / SE naturalidade: Canhoba (SE) ex-Senador |
ULICES ANDRADE Ex-Deputado Estadual partido / UF: PDT / SE Conselheiro do TCE ( Tribunal de Contas do Estado ) Nasceu no povoado Sítios Novos 25 de fevereiro de 1954 |
Djenal Conrado de Matos, nome artístico "Conrado Matos". É Psicanalista com Consultório em Salvador (BA). Filósofo, Professor de Filosofia e Sociologia. Poeta e Escritor sergipano, residente em Salvador. Sócio Honorário do Programa NAÇÃO NORDESTINA da Rádio Aperipê, FM 106.1, do Estado de Sergipe
Puts! Kaká de Andrade ser considerado filho ilustre; tá de brincadeira. Tantas pessoas importantes (Prof. Iunaldo, dono da Fanese etc) que poderiam está aí, e vocês colocam esse cara, que não titulação nenhuma.
ResponderExcluirConcordo que o Professor Iunaldo, Professor aposentado da UFS, hoje, um dos donos da Faculdade FANESE, seja publicado como um dos filhos ilustre de Canhoba juntamente com a sua mãe que foi professora no município de Canhoba, ambos tem história de trabalho, competência e dignidade.
ExcluirPuts! Kaká de Andrade ser considerado filho ilustre; tá de brincadeira. Tantas pessoas importantes (Prof. Iunaldo, dono da Fanese etc) que poderiam está aí, e vocês colocam esse cara, que não titulação nenhuma.
ResponderExcluirTem também: Teodomiro Custodio Divino,Antonio Guimarães Torres(professor),José Carlos Torres( poeta e escritor), Atabilio Custodio Divino, Ionaldo Vieira Matos(Executivo da Fanese), Ataliba Custodio Divino(professor),Lauro Custodio Divino, Ailton Lemos, Adelson Gomes de Andrade, etre Ouros.
ResponderExcluirBoas sugestões. Obrigado
ExcluirGostaria de acrescentar na lista de personalidades de Canhoba a Professora Maria Adiceia dos Santos, professora por 30 anos no povoado Frutuoso sempre se dedicou a educação dos seus alunos, conhecida por sua fantásticas festa escolares no Povoado, esposa do Ex Prefeito João de Alivino nasceu em Canhoba em 1931 e faleceu em Aracaju em Junho de 2015.
ExcluirTodos são filhos ilustres de canhoba inclusive eu mas migrei para o Rio de Janeiro em1968 e não resido mas em canhoba tenho boas lembranças da minha terra natal
ResponderExcluirGostaria de saber um pouco sobre as famílias tradicionais, meu pai é nasceu aí e gostaria de saber mais sobre a família
ResponderExcluirQual o nome de seu pai?
ExcluirMeu pai atabilio foi ilustre tbm foi vereador e chefe da exaturia
ResponderExcluirE Palu gostaria de saber mais sobre a sua história de vida e quem o matou
ResponderExcluir