Histórico

               Denominava-se Curral de Barro, em decorrência dos muros construídos de argila com a finalidade de reter as águas na lagoa de Canhoba, durante o cultivo de arroz. As primeiras penetrações tiveram início no fim do século XVII para princípio do século XVIII, pelas famílias Torres e Rocha.
             No século XIX no ano de 1894 o povoado já possuía uma escola primária e feira livre realizada aos domingos. Depois de construída a sua primeira igreja, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, despontaram várias opiniões com o objetivo de trocar o nome do povoado,ficando aceito pela maioria dos habitantes, a denominação de Canhoba cuja origem está ligada aos terrenos férteis existentes, denominado Baixa do Canhoba. Com território desmembrado dos Municípios de Aquidabã, Gararu e Propriá foi transformado no Município de Canhoba através de Decreto-Lei nº 17 de 23 de dezembro de 1937, tendo como sede o povoado Canhoba.Canhoba: terra de Eronildes de Carvalho.
  Art. 2° . O povoado Canhoba fica elevado a categoria de Vila.
 Art. 4°. A nova vila será a sede do munícipio.
   Art. 6°. O Governo marcará o dia para instalação da vila, termo e município, fazendo, com a devida antecedência, as nomeações das respectivas autoridades, na forma das leis em vigor.
  Art. 7°. O presente decreto- lei ENTRARÁ EM VÍGOR a partir do dia 1° de JANEIRO do ano próximo (1938), revogadas as disposições em contrário.
           O município já foi chamado Curral do Barro e teve uma forte economia algodoeira "Por doação da coroa, /Manoel José da Rocha Torres é o seu fundador, /Emancipada por Eronildes, /O nosso governador". Este é um trecho do hino da emancipação do município de Canhoba,que fica a 124 quilômetros de Aracaju, em 1954 o Distrito de Nossa Senhora de Lourdes é anexado ao município de Canhoba, sendo novamente desmembrado em 1963 quando o distrito de Nossa Senhora de Lourdes é elevado a município independente. Canhoba era um centro comercial que atendia a toda região circunvizinha, inclusive Nossa Sra de Lourdes antiga Antas, que era município até Escurial. Tinha um comércio forte, uma fábrica de beneficiar algodão. A feira era forte e muito concorrida, começava cedinho e ia até 14 ou 15:00 hs.
        As terras canhobenses, que se situam à margem direita do Rio São Francisco, faziam parte da Capitania de Todos os Santos, que iam do Velho Chico até Itapoã, próximo a São Salvador.Com a morte de Cristóvão de Barros, parte dessas terras passam a pertencer a seu filho, Antônio Cardoso de Barros. Os primeiros exploradores chegaram no final do século XVIII à Lagoa do Jaguaripe, hoje Lagoa de Canhoba, usando o Rio São Francisco como estrada natural.Segundo pesquisadores, Canhoba quer dizer em língua portuguesa "folhas escondidas", uma planta medicinal usada largamente pelos indígenas. Uma espécie de planta com fama miraculosa ( milagrosa).A palavra "Canhoba" é a junção de duas outras. Segundo o tupinólogo, Theodoro Sampaio, em seu Dicionário da Língua Tupi, "Can" quer dizer cânhamo, e "oba" é o senhor da terra .CATAIOBA E CURRAL.
        Os primeiros habitantes de Canhoba foram os índios da tribo Cataioba. Com a chegada dos portugueses, os índios fugiram, mas no município ficaram suas marcas: os nomes de locais como Caiçara e Caraíbas. Sendo o maior registro da existência da Baixa do Canhoba, que deu origem ao nome do lugar.Manoel José da Rocha Torres, não resta dúvida, foi o primeiro posseiro do hoje município.Por carta sesmarias o Capitão-mor Cristovão de Barros foi o primeiro dono destas terras no século XVI. As suas terras foram adquiridas através de uma Carta Régia, desde o São Francisco até o interior, na altura do Bom Nome. Ele é um descendente de portugueses. Seu filho, Antonio da Rocha Torres, também foi possuidor de terras. Eles fundaram a povoação "Curral de Barro", por causa dos valados que os posseiros construíram para represar as águas das lagoas, plantando nas terras alagadas o arroz. Curral era um nome comum, pois no alto sertão existia o Curral do Buraco, (hoje Porto da Folha) e o Curral de Pedras (hoje Gararu). Construída a primeira igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, surgiram opiniões no sentido de ser mudado o nome do povoado. Alguns sugeriram a denominação Jaguaripe, nome do rio temporário que passa nas proximidades. Mas essa ideia não prevaleceu.

 Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Canhoba, pelo decreto-lei estadual nº 17, de 23-01-1937, desmembrado de Própria, Aquidabã e Garau. Sede no atual distrito de Canhoba ex-povaodo. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-12-1937.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 554, de 06-02-1954, é criado o distrito de Nossa Senhora de Lourdes ex-povoado e anexado ao município de Canhoba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Canhoba e Nossa Senhora de Lourdes.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual nº 103-A, de 13-05-1963, desmembra do município de Canhoba o distrito de Nossa Senhora de Lourdes. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

 Gentílico: canhobense


Fonte: IBGE

Igrejas e Fé

           A igreja matriz de Canhoba, foi inaugurada como capela, em 18 de fevereiro de 1939. Aliás, reinaugurada, pois a sua construção fora iniciada em 1889, por Manoel Paez que tendo viajado para a Amazônia , como tantos outros do lugar, lá foram picados pelo mosquito Aedes aegypti e morreram. Porém Manoel Paez, depois de fazer uma promessa , qual seja , se não morresse voltaria à sua terra e, pedindo esmolas, (somente esmolas), construiria uma igreja sob a invocação do Senhor dos Pobres. Manoel Paez, milagrosamente não morreu. Isto fez com que voltasse a Canhoba, onde saiu pedindo esmolas e, com o produto delas, iniciou a construção da igreja.
       O bispo Dom José Thomaz Gomes da Silva, o primeiro de Aracaju, atendendo solicitação do interventor federal, aos 28 de novembro de 1939 criou a Paróquia de Canhoba sob a invocação do Senhor Bom Jesus dos Pobres, nomeando também o padre Antônio Fernando da Graça Leite como primeiro vigário. A instalação canônica da paróquia ocorreu aos 20 de fevereiro de 1940, com grande solenidade. O vigário fora nomeado também diretor das Escolas Reunidas , hoje renomeada de Escola Estadual Dr. Eronildes Ferreira de Carvalho.
         Teve filhos ilustres como Eronildes Ferreira de Carvalho , que foi governador do Estado de Sergipe. Filho de Antônio Ferreira de Carvalho ( Antônio Caixeiro) e o Deputado Estadual Antônio Torres Junior. O Dep. Antônio Torres Junior filho de Antônio Torres Netto e Leonilda de Souza Torres ( Beata ).
          Entre as festas religiosas de Canhoba , a do Santo Cruzeiro tem lugar especial . A partir de 7 de junho de 1910, quando a Santa Cruz foi edificada pelos freis Rocha e Anatanael ao concluir uma santa missão no lugar de todos os anos, a partir do seguinte ano passou a comemorar o Santo Cruzeiro, um testemunho de fé e religiosidade.


 SANTO CRUZEIRO DA MISSÃO

EM  07- 06-1910, FREI ROCHA E FREI ANATANAEL ERGUERAM ESTA CRUZ, QUE CAIU A 14-04-1960, O GOV. LUIZ GARCIA, O VICE GOV. DIONIZIO MACHADO, O PREFEITO ANTONIO TORRES NETTO E O DEPUTADO ESTADUAL ANTONIO TORRES JUNIOR,LEVANTARAM-NA, 28-04-1961.A CONCRETO ARMADO, TENDO DOM JOSÉ BRANDÃO DE CASTRO,BISPO DE PROPRIÁ, DANDO A BÊNÇÃO LITURGICA A 07-05-1961. Inscrição que consta na placa que fica aos pés do Santo Cruzeiro.


Aqui estão registros (fotos,cartas etc) da comunidade deixadas como lembranças que será aberta em 2050



Crescimento de Canhoba

          O povoamento de Canhoba crescia lentamente . A migração ocorreu com mais frequência quando os alagoanos passaram para o lado de Sergipe, em busca de terra férteis , como são as de Canhoba , próprias para o cultivo de arroz e do algodão.
        As famílias da Rocha Torres , Rezende e Carvalho já se encontravam estabelecidas na povoação , tanto assim que em 1894 o povoado já era dotado de casas comerciais , escolas primária, descaroçadores de algodão, banda de música, feira muito importante, porto e a capela de Nossa Senhora da Conceição, cuja construção se deve à liderança de dona Maria Manoela da Conceição Rezende.
         Mais tarde chegaram as famílias Paez Hora,Gomes de Menezes e por ocasião da emancipação política , os Andrades e Guimarães. Canhoba do início do século era o mais importante da beira do São Francisco. A sua riqueza rivalizava com a de Gararu e Porto da Folha , e era a base da economia de Propriá , a então sede do município.

Luz de Paulo Afonso

         A cidade de Canhoba, no passado , era iluminada por lampiões a querosene. No final da década de 40 passou a ser iluminada por luz a motor. Primeiro com um pequeno motor a diesel (era prefeito Wilson Carvalho), depois um mais potente na administração de João Rezende.
       A partir de 1968 o governador Lourival Baptista, contando com os esforços do deputado filho de Canhoba , Antônio Torres Junior , inaugurou uma praça que leva seu nome . Lá consta na placa com esta inscrição: Aos benfeitores desta terra , pela instalação dos serviços de energia elétrica de Paulo Afonso, a gratidão dos canhobenses . Janeiro de 1968.
        O telefone chegou a Canhoba em 1939, com um único aparelho pertencente aos Correios e Telégrafos.


GEOGRAFIA

        Seu território encontra-se dentro do polígono das secas, com temperatura médias anuais de 26° C e precipitação média de chuvas de 800 mm/ano, com maior precipitação de março a agosto (outono-inverno). Em seu relevo predominam colinas e tabuleiros. A vegetação do município varia da Capoeira, Caatinga, Campos Limpos e Sujos. Canhoba está totalmente inserido na bacia do rio São Francisco, outros rios importantes da região são o rio Salgado e seus afluentes rio do Poção e o riacho Cancelo.

ECONOMIA

         As principais receitas do município são da pecuária ( bovinos, ovinos e suínos), agricultura ( o principal produto é a mandioca, seguida do milho, arroz e feijão) e avicultura de galináceos. 


MAPA DE CANHOBA




fonte: JORNAL DA CIDADE

3 comentários:

  1. Tenho orgulho da minha terra, da minha gente, da minha origem.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muito orgulho de ser filha de pais nascidos em Canhoba.
    Irei la este proximo ano. Se Deus assim permitir. Lindooo

    ResponderExcluir